A LGPD já está chegando, e enquanto a sua data prevista para entrar em vigor foi adiada, muitas empresas já estão se preparando para ela. É uma lei que tem impacto direto em qualquer empresa que use os dados dos usuários, mas também impacta outros, como o setor de logística.
Afinal, o setor de logística é um enorme fator no transporte de cargas em vendas de e-commerces, por exemplo, assim como no transporte urbano. E a nova lei acaba afetando ambos os setores.
Então, se você quer entender como, continue lendo o post. Descubra como a LGPD está impactando o setor de logística.
Como a LGPD afeta as empresas de transporte urbano?
O transporte urbano precisa se preocupar, e muito, com a LGPD. Afinal, é um setor que acaba movimentando um volume colossal de dados dos usuários.
Além disso, conforme as empresas que fazem este transporte cada vez mais implementam soluções para fidelizar, facilitar a vida dos usuários etc. O problema é que para promover estas soluções é preciso, invariavelmente, coletar os dados dos usuários.
Qualquer empresa de logística que manipule dados dos usuários, precisa ficar atento às repercussões da LGPD. Por exemplo, informações de cadastro, como o e-mail e formas de pagamento são comuns. Portanto, é preciso saber como tratá-las.
O que é preciso fazer para se adequar a LGPD?
Seja no setor de entregas ou no transporte urbano, existem muitas informações sobre o cliente que as empresas coletam. Portanto, a LGPD demanda que é preciso lidar com elas. O primeiro passo, é fazer o planejamento de ações que promoverão o controle e a segurança destas informações.
Para isso, é preciso que as empresas do setor de logística façam um mapeamento da jornada das informações dos clientes. Ou seja, entendam quais são as informações deles que são recolhidas e como são tratadas pela empresa. Assim, é possível estabelecer parâmetros de controle e fiscalização para cada um deles.
Do ponto de vista mais superficial, a LGPD pode ser vista como apenas um empecilho. Uma obrigação da lei, que existe apenas para ser cumprida. Por outro lado, o gestor mais atento, pode observá-la como a oportunidade que é.
Invariavelmente, a LGPD fará com que as empresas do setor de logística olhem para si mesmas. Inicialmente, com o objetivo de segurança, mas é natural que as empresas percebam oportunidades que os dados podem trazer.
Como criar uma gestão focada na inteligência de dados
A grande mudança que a LGPD trará para as empresas do setor de logística é a “obrigação” em se tornar mais focada nos dados. A partir disso, o objetivo passa a ser mais que segurança, mas o uso da inteligência dos dados para trazer serviços de transporte que sejam mais eficientes. É uma forma de combater o grande desafio de lidar com o transporte urbano.
A inteligência de dados é um ponto de partida para as cidades inteligentes, tornando o transporte urbano ainda melhor. Para as empresas que fazem este transporte, é uma forma de otimizar melhor os recursos usados no transporte, como a otimização de rotas, de horários e do fluxo de veículos.
O que você acha? Quer entender mais como a LGPD e a tecnologia podem impactar o setor de logística? Então, confira outros artigos do nosso blog para não perder nenhuma novidade!