Com o crescente desenvolvimento da tecnologia no mercado, vários processos empresariais se tornaram ainda mais efetivos. Contudo, é importante definir parâmetros em toda a cadeia de suprimentos, principalmente na área de monitoramento de veículos.
Sabemos como é importante atender ao pedido de um cliente, buscando meios para que o serviço ou produto seja entregue no local e prazo estimado. Para isso, é necessária uma gestão de transportes mais eficiente, a fim de prover recursos para evitar possíveis atrasos, custos adicionais e perda de insumos.
Quer saber mais? Então, leia o post até o final e conheça 3 dicas de gestão de transporte que a sua empresa precisa saber.
Principais desafios do setor de transporte
Apesar de entendermos a importância do setor de transporte entre as relações comerciais, existem alguns déficits rotineiramente comuns que precisam ser corrigidos, já que o objetivo é gerar maior competitividade frente aos concorrentes. Veja, a seguir:
1. Disponibilidade de modais deficiente
Por conta da falta de investimentos nos modais de transporte, o envio de mercadorias geralmente ocorre por meio do rodoviário.
Assim, estima-se que 60% das demandas totais sejam feitas por essa modalidade e, como consequência, surgem algumas dificuldades, como prazos maiores para entrega e aumento do frete.
2. Restrição da circulação de veículos nos centros urbanos
Empresas também precisam estar atentas quanto ao conhecimento da região onde os possíveis clientes estão situados, observando a particularidade de cada local.
Essa análise evita certos imprevistos, como a restrição de circulação de determinado veículo no local em horários estabelecidos.
3. Risco de roubos e furtos
Segundo o Governo do Estado de São Paulo, por exemplo, houve um aumento considerável de 23% no primeiro semestre de 2019. O problema gira em torno de produtos mais visados, como:
- Itens tecnológicos, como celulares e computadores, por exemplo;
- Alimentos;
- Bebidas;
- Cigarros.
3 dicas para realizar uma gestão de transporte mais eficiente
Apesar dos desafios encontrados na gestão de transportes, é possível antecipar-se de possíveis problemas e obter resultados ainda melhores. Veja, a seguir:
1. Faça o controle dos custos
Referindo-se à gestão de transportes, é fundamental ter um controle geral dos custos, principalmente em serviços gastos com frete, que é um dos maiores dispêndios de um negócio.
Dessa forma, é necessário o acompanhamento de tabela de preços, analisar estimativas de custos e realizar comparação ao histórico de envios. Assim, é possível prever e monitorar melhor os gastos.
2. Realize previsões de demanda
Analisar de forma preventiva a situação de demanda evita a indisponibilidade de veículos, não comprometendo a entrega do produto.
3. Invista em tecnologia
Em muitos casos, a tecnologia pode ser o gargalo na operação, na otimização de custos e para a geração de competitividade em sua área de atuação no mercado. Por isso, a PWIT garante mais controle da empresa com o software B1LOG. Essa ferramenta possibilita diversos serviços, como por exemplo:
- Gerenciamento de frota;
- Telemetria de veículos;
- Previsibilidade de custos a garantia de resultados;
- Governança;
- Unificação com estabilidade;
- Maior controle dos processos da empresa;
- Fiscalização em tempo real.
Conclusão
Conforme descrito acima, vimos como o sistema de gestão de transporte pode afetar negativamente o rendimento da empresa no mercado. Assim, é necessário pôr em prática medidas preventivas e efetivas para uma melhor gestão de transporte com o uso da tecnologia.
Agora que você já sabe como otimizar processos e garantir resultados promissores, acesse o nosso site e conheça os nossos serviços para a sua gestão de transporte.