O futuro da logística está pautado nas tecnologias usadas no transporte de cargas, principalmente por frotas de caminhões, visto que a modalidade rodoviária é a mais usada no país. Nada mais justo do que implementar tecnologias nesse segmento, a fim de melhorar os processos trazendo agilidade, qualidade e segurança.
Nessa perspectiva, o uso dessas ferramentas dá o poder de monitorar cada atividade e intercorrência durante o trajeto, tornando a qualidade das entregas ainda maior. Proporcionando, dessa forma, melhor atendimento ao cliente e desempenho para a transportadora.
Saiba mais sobre o uso da tecnologia em transporte de cargas e como funciona cada ferramenta.
Roteirizador
O papel do roteirizador de carga é auxiliar na hora de elaborar o planejamento da operação de transportes, além da melhor distribuição das cargas. Trata-se de um software que indica de forma inteligente qual o melhor roteiro de entrega, com base, principalmente, em cálculos de quilometragem. Com ele você evita perda de tempo e dinheiro em entregas mal planejadas.
A tecnologia entra em ação estabelecendo um roteiro que colabora para a menor quilometragem em menor tempo. Além disso, os relatórios gerados por esse sistema colaboram para melhorar ainda mais o roteiro, com base na produtividade adquirida.
Rastreador
Também chamado de isca, o sistema de rastreamento é uma tecnologia presente quando o assunto é segurança. Para isso, usa tecnologia de transmissão via satélite GSM/GPRS e radiofrequência 24 horas por dia.
São modelos que podem mudar conforme o tipo de carga e por meio dessa tecnologia, a sua empresa pode garantir que a rota estipulada será seguida, além de colaborar para segurança do motorista e da carga.
Telemetria
A telemetria veicular tem a função de fornecer informações importantes sobre o desempenho do veículo e motorista monitorados, isso ocorre por meio de sensores instalados no veículo, como uma edição remota. Há os formatos analógico e digital, sendo o segundo apenas disponível para modelos a partir de 2009.
Como uma medição aliada ao rastreamento, a sua empresa consegue coletar dados como distância percorrida, velocidade, freadas bruscas, além de consumo de combustível, entre outros. Assim é uma forma para seu gestor monitorar a qualidade da entrega, considerando todo o trajeto e performance do veículo.
Monitoramento
Agora, falando sobre o monitoramento de outras perspectivas, você tem a viabilidade de utilizar o celular, em forma de aplicativos. A solução faz o monitoramento em tempo real com uso de 4G, controlado por DVR exclusivo para veículos, trazendo para a empresa informações atuais.
Ambos, seu cliente e sua empresa, podem usar esse sistema, que permite assinatura digital e foto no momento da entrega, garantindo o sucesso da transação. Pode ser um grande diferencial em seus serviços.
Sistema TMS
A sigla nada mais é do que Sistema de Gerenciamento de Transportes, traduzido para o português, que é um software em formato de aplicativo que ajuda a organizar desde a gestão ao monitoramento. O software é voltado especificamente para operações de transporte de cargas.
O sistema serve para cuidar da gestão, do processo envolvido nas empresas de logística de cargas. Tornando possível administrar dados como valores de entregas, até emissão de documentação legal, cotação, ordens de coleta, enfim, além de receber dados como ocorrências nos transportes recebidos por rastreadores ou aplicativos.
Coletar tais informações pode contribuir para a organização interna, a fim de implementar processos que tenham maior sucesso, por meio de análises estratégicas de dados coletados por tais tecnologias.
Na visão de que o mercado de entrega de mercadorias cresce a cada dia, implementar essas ferramentas tem o poder de transformar a sua empresa em mais eficiente, além de trazer diferenciais para seus clientes. O impacto disso ocorre em diversas proporções, sendo crescimento para sua organização e até melhoria na economia do país, considerando a importância desse setor.
Quer saber mais sobre soluções tecnológicas? Entre em contato conosco!