Os problemas na gestão financeira acontecem primeiramente quando há bagunça entre gastos pessoais com os gastos empresariais. Este é um dos erros mais crassos e comuns. Sem registrar tudo (entradas e saídas) com uma análise minuciosa de como ajudar todos esses processos, o desafio é ainda maior.
Ter atenção a todos os fluxos é uma prática assertiva
A primeira coisa e organizar a casa. Entenda tudo e deixe os fatos transparentes. Seja no papel ou nos softwares mais modernos, saber suas entradas e saídas é fundamental para a saúde financeira do seu negócio.
Para ajudar você a ter mais autonomia e conquistar estabilidade neste assunto, selecionamos 5 erros comuns que podem ajudar você a ter melhores resultados. Confira:
Erro 1: Precificação inadequada
Você precisa conhecer todos os custos para compreender como precificar seu produto ou serviço. Assim é possível tomar ações para melhorar a sua eficácia e ter assertividade no seu sistema de precificação.
Erro 2: Ausência de mensuração de resultados
Mais que controlar o caixa, você precisa ficar de olho no estoque, custo efetivo total, verba destinada aos colaboradores e questões sazonais de mercado. Tudo isso é fundamental para estar preparado com antecedência para qualquer desafio.
Business Intelligence: Entenda o que é esse conceito e como aplicá-lo em seu negócio
Erro 3: Não definir metas alcançáveis
Cuidado com as frustrações! É muito difícil definir metas, afinal, prever questões micro e macroeconômicas é um desafio para todos os empreendedores. Porém, tendo tudo planejado, fica mais fácil traçar planos que sejam possíveis. É possível estabelecer metas inteligentes, que tenham de fato sido baseadas nos últimos indicadores. Um panorama sobre o que está acontecendo na empresa deve estar sempre acessível para que todos possam colaborar e vencer metas alcançáveis.
Erro 4 – Não ter inteligência logística para diminuir custos
A logística é uma ciência inovadora, que precisa ser analisada com minúcia. O transporte, por exemplo, precisa de um planejamento de rotas inteligente — de maneira a proporcionar resultados relevantes com os menores custos. Sem essa inteligência, a logística fica mais vulnerável ao surgimento de problemas adversos.
Erro 5 – Ignorar os gastos fantasmas
Toda empresa acaba furando o planejamento de contas com gastos fantasmas que de vez em quando surpreendem. Todo cuidado é pouco e, por isso, a gestão financeira é fundamental para não ter seu negócio lesado. Pequenos custos, ainda que mínimos, podem comprometer e muito a saúde financeira da empresa ao longo dos anos e prejudicar e muito sua vida.
SAP Business One: Saiba como simplificar os processos e tarefas do seu negócio
Quer saber mais? Acesse nosso blog e confira mais conteúdos exclusivos. São muitas informações que vão ajudar você e sua empresa a otimizarem processos e colherem os melhores resultados. Confira!