Você tem pensado em implementar um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) no seu negócio? Existem vários fatores que devem ser levados em conta ao se optar por um sistema ERP, iniciando pela escolha de um software adequado e compatível com o ramo da sua empresa. Isso porque o programa necessitará de funcionalidades que otimizem as metas do sei negócio e potencializem a sua gestão.
Para ajudar você nesse processo, trouxemos quatro etapas valiosas para a implementação desse sistema, para que você possa extrair todas as vantagens que um banco de dados como esse podem trazer para o gerenciamento do negócio e a tomada de decisões da empresa.
Planejamento
Para especificar as metas da implantação do sistema ERP, no que diz respeito aos resultados, tempo e objetivos, é possível utilizar os métodos já conhecidos no mercado, como o SMART (Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time based). Esse método vai te ajudar a mensurar os resultados que serão almejados com essa implementação. A etapa de planejamento envolve duas outras etapas menores, que trataremos a seguir:
Fornecedor
Antes mesmo de escolher o sistema ideal, é muito importante escolher um fornecedor de qualidade no mercado, que possua uma assistência eficiente que atenda às demandas da sua empresa, inclusive com horários flexíveis. Além disso, é importante que o fornecedor apresente uma relação de custo-beneficio vantajosa para a sua empresa.
Sistema
Conhecendo bem o seu negócio, você saberá quais as funcionalidades que a empresa necessita e quais demandas o sistema precisa atender. Ele precisa ser adaptável às necessidades de gerenciamento do negócio. Há muitas opções no mercado, é importante analisar cada uma delas para realizar uma escolha assertiva.
Dê preferencia a softwares que realizem backup de forma automática ou que seja possível programa-los. Isso irá prevenir as perdas de informações e garantir o fluxo contínuo dos dados.
Investimento
É necessário realizar uma análise do orçamento da empresa a fim de estipular os recursos a serem aplicados nessa mudança, desde a compra do sistema até a manutenção do mesmo. Realize uma análise da estrutura de TI que a sua empresa possui, desde a parte técnica (rede, internet, computadores e ferramentas), até o treinamento dos profissionais responsáveis.
Adaptação organizacional
Esta fase da implantação é mais delicada, por tratar diretamente das pessoas que utilizarão o sistema e as respectivas capacidades de cada um de aprender e se adaptar a essa nova rotina nas atividades do dia a dia.
Além do treinamento específico do sistema, será importante também que toda a equipe realize uma mudança no comportamento no que diz respeito ao lançamento dos dados. Se isso não for feito da maneira correta, não será possível obter os resultados esperados com a implantação do sistema ERP na sua empresa.
Monitoramento
Qualquer mudança no gerenciamento e nas estratégias da empresa deve ser analisada e monitorada a fim de mensurar o desempenho do novo sistema. Para te ajudar nessa etapa, é possível utilizar ferramentas de análise de desempenho que verifica os indicadores KPI (Key Performance Indicator), por exemplo:
– índice de satisfação dentro da organização;
– ociosidade dos colaboradores por conta do software;
– taxa de disponibilidade do sistema;
– taxa de erro e necessidade de repetição;
– índice de erros e falhas na segurança;
– ROI: retorno do investimento, o custo-beneficio da implementação.
Gostou do nosso artigo? Acesse o nosso sobre site e conheça todas as soluções que oferecemos ao seu negócio!