Um dos principais motivos da falência de muitas empresas de pequeno porte é não ter uma gestão eficiente dos negócios. Uma gestão financeira deficiente, por exemplo, é um dos principais estopins do fechamento de micro e pequenas empresas. De acordo com pesquisa mais recente realizada pelo SEBRAE, 50% dessas empresas menores fecham por falta de capital, falta de lucro, má administração das obrigações e má gestão administrativa como um todo.

Ou seja, nem sempre a queda das vendas e a falta de clientes são os motivos para uma empresa falir. Em muitos casos, elas têm tudo isso em mãos, porém, não sabem gerir suas operações internas por não conseguir ter uma visão global de seu negócio.
Por conta disso, usar das tecnologias da informação pode ser a salvação para as pequenas empresas. Um exemplo muito utilizado atualmente é o uso do sistema ERP (Enterprise Resourcing Planning), que em português significa “Planejamento de Recursos da Empresa”.
Esse sistema é muito útil para auxiliar na gestão da empresa, uma vez que entrega dados muito relevantes para tal, como, por exemplo, do estoque, controle de vendas, gestão financeira, entre outras informações importantes para a administração de uma empresa.
Além disso, é responsável por integrar todos os setores da empresa, dando muito mais transparência para a gestão e ativos do negócio. Consequentemente, a gestão é otimizada e o foco direcionado para o todo.
Essas são algumas das muitas vantagens de se ter um sistema ERP instalado em sua pequena empresa. Confira mais:
Aprimora a gestão de entregas
Ao utilizar um sistema de ERP que é integrado para todos os setores, o fluxo de informação é aumentado e muito mais ágil e transparente, o que facilita ainda mais o alcance de melhores resultados.
O sistema de gestão também permite gerenciar as entregas por meio de uma base de dados integrada, otimizando o trabalho das equipes, facilitando a comunicação e, consequentemente, a tomada de decisão por parte dos gestores. Além disso, esse sistema oferece um histórico dos dados nele inseridos, sendo assim, é possível analisar em relatório quais os padrões e desvios dos ativos da empresa.
Redução de custos
Com o sistema ERP, é possível ter em mãos relatórios completos que permitem ao gestor analisar os custos da empresa, permitindo que o mesmo tome decisões mais assertivas em relação aos seus investimentos, gastos e ações que sejam mais rentáveis.
Melhora a gestão de equipe
Outro ponto muito positivo é conseguir analisar o desempenho das equipes, seus membros e tarefas, identificando pontos que podem ser aprimorados para atingir melhores resultados. Com os relatórios fornecidos pelo sistema, o empresário pode chegar a conclusões mais sólidas e que vão interferir diretamente no crescimento da sua empresa.
Acaba com o retrabalho
Um dos processos mais lentos para qualquer empresa é o retrabalho. Isso toma tempo e, como sabemos, temo é dinheiro. As empresas que optam por utilizar um sistema como esse, tem menos chances de errar dados e informações comuns entre os setores, evitando assim, o retrabalho e, em alguns casos, prejuízos para a empresa.
Conte com a nossa integração para melhorar ainda mais a gestão do seu negócio. Acesse nosso site e saiba mais.