Produtividade do transporte urbano é um grande desafio, não somente no Brasil, mas em todo o mundo. Basicamente, são dois grandes problemas: crescer de forma eficiente, com um número cada vez maior de pessoas e veículos, e contribuir para diminuir os impactos no clima.
O Brasil chega a 210 milhões de habitantes, com mais de 20%, ou 46,1 milhões, concentrados em apenas 17 municípios, as principais áreas urbanas.
Por outro lado, um modelo de transporte sustentável é crucial para a economia dos países. Afinal, esta população precisa se locomover para trabalhar e produzir.
Então, o que é possível fazer para aumentar a produtividade no setor de transporte? Confira o post e entenda os passos necessários para este objetivo.
Necessidade do planejamento de crescimento urbano
Por conta da população concentrada na área urbana e o crescimento da população, mais do que nunca, é necessário fazer o planejamento. Contudo, o crescimento da rede de transportes precisa acompanhar o crescimento da cidade, com o incentivo a um transporte inteligente.
O ideal é escalar o transporte público, enquanto facilita o uso de bicicletas e até mesmo de caminhadas. Não somente isso é melhor para o ambiente, mas também limita o número de veículos, otimizando o fluxo de transporte.
Foco em redes de transporte multimodais e na tecnologia
Uma solução para facilitar o transporte é investir em uma solução multi-modal. Cada vez mais, as cidades incentivam este modelo de transporte, com uma transferência natural e sem barreira para os passageiros. Eles podem, por exemplo, trocar do metrô para o ônibus com a mesma tarifa.
Para isso, a tecnologia é uma grande aliada, com a compra inteligente de bilhetes, o que poupa tempo da população. A ideia é permitir que um único cartão ou método de pagamento seja usado para pagar todos os transportes, desde táxis e aplicativos, até bicicletas, metrô e ônibus.
Certos países europeus já trabalham neste sentido. O Reino Unido e a Holanda são bons exemplos. Em Londres, 70% dos usuários usam um aplicativo para planejar sua jornada ou para abastecer o “travel card”.
É claro que esta solução apresenta um desafio. Afinal, é preciso garantir que todos os meios de transporte são totalmente regulamentados.
Planejamento de rotas é possível pela facilidade de receber informações. Estas podem ser recolhidas em tempo real e trabalhadas em conjunto com a Inteligência Artificial para sugerir rotas e meios de transporte otimizados. É claro que o desafio é integrar esta informação.
Trocando o carro por outros meios de transporte
Em média, os carros nos Estados Unidos ficam parados a maior parte do tempo, podendo chegar até 96%. Portanto, é considerável incentivar a população a diminuir a necessidade de carros particulares.
Em cidades como Londres, Berlim e Nova Iorque, a redução de carros particulares é constante ao longo dos últimos anos.
A cidade de Helsinki na Finlândia, tem um plano ainda mais ousado. O objetivo é estar totalmente livre de carros particulares até 2025. A ideia é trazer um conjunto de opções de transporte público tão eficiente e vantajosa, que não vale a pena ter carro particular.
Estes são alguns dos passos necessários para trazer mais produtividade no setor de transporte. Diversas destas soluções também podem ser aplicadas na sua empresa, para torná-la mais eficiente. Então, fique de olho nosso blog para conhecer todas as novidades em relação ao transporte urbano!