
O transporte de cargas é o modalidade mais usado no Brasil, mas isso não o salva de enfrentar uma série de problemas. Isso vai desde a má condição das estradas até aos casos de roubos, infelizmente comuns. Por isso, as empresas de transporte acabam por desembolsar mais custos e ter prejuízos.
As estradas estão longe de ser o meio mais fácil para o transporte de cargas, porque apresentam condições desproporcionais aos pedágios pagos e regras de circulação.
Veja neste post quais são os maiores desafios enfrentados pelas empresas de transporte de cargas.
Roubos de cargas
Infelizmente, é grande o índice de roubos na estrada, principalmente nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. O Brasil está na lista dos países mais perigosos para transporte de cargas quando o assunto é roubo.
Isso produz consequência até nos valores do produto, pois os seguros das cargas acabam sendo mais caros a fim de resguardar a empresa.
Diminuição da taxa de rentabilidade na área
Houve alterações na legislação da categoria dos motoristas, a fim de diminuir a carga horária e obrigar ao descanso. Isso trouxe mais garantias aos motoristas, porém, mais custos ao empregador. Assim, os motoristas passam menos tempo na estrada, que somado aos custos com manutenção do veículo e pedágios, acaba produzindo menos lucro.
Dificuldade de circular nos grandes centros
Os grandes centros urbanos costumam ter restrições de horários no que diz respeito à circulação de veículos de carga. Isso acontece por conta do grande fluxo das cidades, a fim de melhorar o trânsito em horários de muito movimento.
O outro lado disso é a barreira imposta aos veículos de carga ao circular em horários comerciais. Por consequência, há mais atraso para a transportadora.
Condições precárias das estradas
Outro ponto que, infelizmente, ocorre em todo o Brasil é a péssima condição das estradas. Muitos buracos e remendos nos asfaltos podem trazer prejuízos por conta de maior esforço dos veículos.
Além disso, apresentam maiores riscos de acidentes, colocando a vida dos motoristas em risco. Uma série de problemas nas estradas poderia ser evitada se houvesse boas condições de circulação.
Acesso difícil em alguns pontos
Determinadas cidades possuem um acesso difícil, a exemplo de interiores, estradas de chão, ruas estreitas e outros contextos. Há regiões brasileiras em que os veículos são restritos, e devem entrar em cena os barcos e navios pela dificuldade de acesso.
O resultado é dificuldade para os veículos adentrarem e fazerem as entregas, atrasos, gasto de tempo desnecessário em poucas entregas, enfim.
O transporte de cargas deveria ser mais valorizado, principalmente porque o abastecimento de forma geral depende dessa modalidade. Infelizmente não é o que aparece na realidade, visto as condições que citamos em nosso post.
Entretanto, a ideia é que a tecnologia ajude a melhorar as condições e trazer mais qualidade nas entregas, tanto para os motoristas quanto para os veículos. Além de mais apreço pela manutenção das estradas, que são essenciais para sucesso desse processo.
Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Entre em contato conosco agora mesmo.